CLOCK 33

SABEDORIA

CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO

SABEDORIA POR DEFINIÇÃO

CONCEITO, PRINCÍPIOS E SIGNIFICADOS DE SABEDORIA

Sabedoria, para os sábios, é compreensão, para os religiosos, é inspiração divina. Sabedoria é perícia, conhecimento, erudição, a chamada experiência adquirida. Seja nos campos da filosofia, da teologia, das ciências teosóficas, ou, da psicologia, sabedoria é uma virtude, a contemplação da verdade, a busca do conhecimento legítimo.

Desde o início dos tempos, o ser humano, contempla a sabedoria, procura por respostas, estuda os acontecimentos e cria teorias, a busca da compreensão, da verdade absoluta, é eterna, para aqueles que se aventuram à encontrá-la.

Sabedoria, nunca é demais, ao contrário, é uma forte aliada, em razão disso, a CLOCK 33, traz para você, o Blog do Relojoeiro. Um espaço reservado, para as postagens mais relevantes da CLOCK 33, matérias exclusivas, postagens interessantes, para elevar o conhecimento latente, em todos os seres humanos.

TEOLOGIA

CONCEPÇÃO DE SABEDORIA NAS RELIGIÕES

Teologia, por definição, significa o estudo teórico do Conhecimento Divino, ou, Sabedoria de Deus, por assim dizer. Todas as religiões, seguem suas próprias ciências teosóficas, baseadas no conhecimento teológico, sobre a natureza etimológica e seus ensinamentos. Embora possam ser muito diferentes, todas as religiões compartilham a mesma busca pelo saber, de muitas formas, compartilham e se beneficiam, de uma mesma essência filosófica.

A Essência da Verdade, como é conhecida, é a origem da teologia em geral. Seja a Teologia Hindu, Budista, Judaica, Cristã, ou ainda, a Teologia Espirita, Umbandista, ou de outra natureza. O fato é, todas as religiões, estudam as manifestações da divina sabedoria, seja através da Filosofia, da Metafísica, da Cosmologia ou da Etimologia. Se fosse possível compilar os mais relevantes ensinamentos, de todas as crenças, chegaríamos mais perto da verdade, ainda assim, absurdamente distantes.

PSICOLOGIA

CONCEITO PSICOLÓGICO DE SABEDORIA

Nos campos da psicologia, sabedoria está relacionada à maturidade, e/ou, à experiência adquirida, no decorrer da vida. Também, pode ser relacionada, à aquisição do conhecimento, por meio de aspectos afetivos e emocionais, levando o indivíduo, a lidar com situações problemáticas, de maneira sábia e equilibrada. O estudo psicológico da sabedoria, gerou duas grandes teorias, a Implícita e a Explícita, que se completam, de forma abrangente.

A Teoria da Psicologia Implícita, envolve a criatividade, maturidade e a inteligência, como um todo, ou seja, os traços psicológicos de um indivíduo, são dependentes uns dos outros. Em tese, o conjunto destes fatores, pode justificar as ações, e até, prever atitudes futuras. Já na Teoria da Psicologia Explícita, sabedoria pode ser uma característica própria da personalidade. Pode ser fruto do pensamento dialético, ou ainda, a concepção de conduta, valores e moral.

FILOSOFIA

O AMOR À SABEDORIA, A FILOSOFIA

Sentimentos, sabem mais sobre nós, do que nós mesmos, desde crianças, aprendemos a controla-los, reprimi-los, e até, ignorá-los. Mas o que são? De onde eles vem? Por que os sentimos? O que querem nos ensinar? São muitas as questões, na busca por sabedoria. A chamada filosofia, é uma condição natural do ser humano, sumariamente, é uma análise racional dos acontecimentos, que ocorre naturalmente, em diversos níveis de consciência.

Com o intuito de compreender a Verdade Absoluta, surgiu o termo filosofia, palavra antiga, de origem grega, filosofia, ou, Φιλοσοφία, significa, “Amor à Sabedoria”, literalmente. Philos, ou, φίλος, é derivada de Philia, ou, φιλία, que significa amizade, amor fraterno, ou, respeito entre os semelhantes. Já Sophia, ou, σοφία, por sua vez, significa sabedoria. Aquele que investiga os princípios, que busca a consciência elevada, respeita, e ama a sabedoria, pode e deve ser, considerado filósofo.

blog-relojoeiro-logo-clock33

BLOG DO RELOJOEIRO

PORQUÊ SÁBIO É AQUELE, QUE É DONO DO SEU TEMPO

Confira abaixo, as postagens mais relevantes da CLOCK 33, no Blog do ReloJoeiro